A estratégia de comunicação corporativa como guia do gestor | Diário de um Gestor de Comunicação – Episódio 3
- Marco Piquini
- 9 de set.
- 2 min de leitura

A comunicação corporativa tem como missão contribuir para que a empresa realize com sucesso a implantação de sua estratégia. É por isso que você, gestor de Comunicação, foi contratado: para promover a estratégia da empresa.
Entendendo a estratégia da empresa
Então, qual é a estratégia que você, Gestor de Comunicação, tem que promover?
Pode ser que você receba essa orientação de forma direta, o que é ótimo.
Mas, dependendo do tamanho e da organização, é provável que a estratégia seja conhecida apenas no círculo íntimo da diretoria.
Nesse caso, um pouco de curiosidade pode ajudá-lo.
O que você precisa saber logo de cara
Comece pela história da empresa no mercado. Verifique se existem pesquisas de imagem de marca ou de satisfação do cliente. Converse com os vendedores e com o pessoal de atendimento sobre esse assunto. A empresa é admirada?
Analise os aspectos econômicos e comerciais
A empresa dá lucro ou prejuízo? Existe um plano de investimentos em novos produtos, maior capacidade de produção, maior qualidade?
Levante com a área comercial como andam as vendas e quais são as metas para este ano e o próximo.
Produtos, diferenciais e mercado
Converse com o pessoal do comercial e pergunte: quais são os desafios para vender? Quais são os diferenciais dos produtos frente à concorrência? Haverá lançamentos? Eles trarão novidades? O pessoal do P&D pode lhe fornecer informações valiosas sobre esse assunto.
Clima interno e públicos prioritários
Converse com o RH sobre o clima interno. O pessoal está engajado? Existe um programa de comunicação interna?Em seguida, descubra quem são os públicos externos prioritários e defina as “personas” de comunicação.Avalie os canais existentes para falar com todos os públicos: são eficientes?
Maior diálogo e interação
Com essas informações, ou parte delas, você terá uma visão mais aprofundada da empresa e de seus desafios. Com maior repertório, a qualidade de suas conversas dentro da empresa será maior. O respeito entre as partes também.
Então, seja direto e pergunte ao seu diretor, ou se puder, ao presidente da empresa:
Na visão dele, como a empresa deve ser percebida pelo mercado?
Quais são os projetos prioritários em andamento?
Em que situação a empresa deverá estar daqui a um ou dois anos?
Quais são os maiores desafios à frente?
Elaborando o plano de ação
Seguindo esse caminho, você terá uma ideia bastante precisa da estratégia da empresa. E você poderá elaborar um plano de comunicação corporativa para promovê-la. O que facilitará o seu trabalho e fortalecerá sua posição de gestor.
📌 Este artigo faz parte da série “Diário de um Gestor de Comunicação”, composta por 12 episódios sobre os principais desafios da área. Para levar essas reflexões à prática na sua empresa, fale com o Piquini.





