

Diário de um Gestor de Comunicação – Episódio 1: Primeiros passos
O grande dia chegou. Depois de muito esforço e preparação, sua nomeação para gestor de comunicação foi finalmente anunciada. Que legal!...


Rebranding é um renascimento
Quando uma empresa muda de nome ou de marca, esse é um assunto sério. Porque a mudança de marca não é apenas a troca de uma logo: deve...


Comunicação empresarial: profissão em constante mutação
O texto abaixo, com minúsculas correções, foi escrito há 21 anos, quando ocupava a posição de gerente de Comunicação da Fiat do Brasil....


Comunicação empresarial em alta demanda
Pesquisa realizada pela Mega Brasil indica que as agências brasileiras de comunicação corporativa alcançaram um faturamento acumulado de...


A comunicação empresarial exige profundidade de análise
No trabalho de construção ou manutenção de suas reputações, as empresas hoje precisam de um “olhar 360 graus” para entender o novo mundo...


Marco Piquini e o Ivan Lessa
Quando se é freelancer, busca-se a oportunidade ou o ângulo inusitado. A gente inventa uma pauta assim, do nada, de uma breve associação...