

Carl Sagan e o legado do “Saganismo”
Quando um vídeo do astrônomo americano Carl Sagan aparece na timeline de uma das redes que frequento, paro o mundo e presto atenção. A...


Plano de comunicação corporativa: por onde começar | Diário de um Gestor de Comunicação – Episódio 4
Quando você definir junto com sua chefia quais são as prioridades de ação para a empresa no curto e médio prazo, ou seja, qual estratégia...


A estratégia de comunicação corporativa como guia do gestor | Diário de um Gestor de Comunicação – Episódio 3
A comunicação corporativa tem como missão contribuir para que a empresa realize com sucesso a implantação de sua estratégia. É por isso...


“MEMES SÃO A CULTURA”
A revista Fast Company entrevistou o teórico cultural e estrategista americano Matt Klein, criador da newsletter ZINE , um dos mais...


Forever Young: protagonismo da geração 50+ na comunicação
À medida em que a idade avança, olhamos à frente de forma diferente. Começamos a fazer “contas de menos” (quanto falta?) e a projetar os...


Estratégico ou operacional na comunicação? | Diário de um Gestor de Comunicação – Episódio 2
Uma vez que você assumiu o cargo de Gestor de Comunicação, precisa adotar o pensamento estratégico, sem descuidar do operacional....


Primeiros passos | Diário de um Gestor de Comunicação – Episódio 1
O grande dia chegou. Depois de muito esforço e preparação, sua nomeação para gestor de comunicação foi finalmente anunciada. Que legal!...


Rebranding é um renascimento
Quando uma empresa muda de nome ou de marca, esse é um assunto sério. Porque a mudança de marca não é apenas a troca de uma logo: deve...


Comunicação empresarial: profissão em constante mutação
O texto abaixo, com minúsculas correções, foi escrito há 21 anos, quando ocupava a posição de gerente de Comunicação da Fiat do Brasil....


Comunicação empresarial em alta demanda
Pesquisa realizada pela Mega Brasil indica que as agências brasileiras de comunicação corporativa alcançaram um faturamento acumulado de...




