Construção de equipes de alta performance na prática
- Marco Piquini
- há 2 horas
- 2 min de leitura

PERDEMOS UM CAMPEONATO, GANHAMOS UMA EQUIPE!
Um dos trabalhos mais legais que já fiz na vida foi ser coordenador de uma equipe de competição. No caso, a Scuderia Iveco, na F-Truck. Começamos da prancheta: desenvolvimento do caminhão, do motor, montagem de equipe, logística, tudo. Uma luta cheia de altos e baixos. Foram quatro anos de batalha até começarmos a vencer.
Em 2012, fomos para o Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, na Argentina, com chances de sermos os campeões no Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck.
Depois de largar em sétimo e realizar ultrapassagens sensacionais, nosso piloto Beto Monteiro, no Iveco Stralis 88, já estava em segundo lugar, o que nos garantiria o primeiro e esperado título. Então, faltando 15 minutos para o final da prova, furou o pneu dianteiro direito do caminhão. PQP.
O caminhão veio se arrastando até o box. Sob os olhares espantados de todo mundo, nossa equipe realizou a troca do pneu em fulminantes três minutos (o pneu de caminhão tem uns oito ou dez parafusos e pesa pra caramba). Foi uma demonstração de agilidade e força impressionantes. Nosso piloto conseguiu voltar à pista ainda com chances de conquistar o título.
Mas então, poucas voltas depois... estourou o segundo pneu do dia, agora o dianteiro esquerdo. Outra luta desesperada dos mecânicos, outra troca em tempo recorde. E, mais uma vez, o Iveco 88 voltou para a pista, mas aí, ele estava muito atrás dos demais caminhões. O título não veio. Uma questão de destino, uma dessas coisas de corrida.
O desapontamento foi muito grande. Mas aí o presidente da Federação de Automobilismo veio até nossos boxes, pediu para que reuníssemos todo mundo e disse: “Vocês não têm o campeonato, mas têm uma equipe!”
Sim. Aquela era uma equipe de verdade, competitiva, unida, fazendo mais com menos, sem medo da dificuldade, com aquela centelha que vem da verdadeira paixão pela entrega e resultado. E essa foi, com certeza, a verdadeira conquista daquele time.








Comentários