Conteúdos digitais devem seguir a estratégia da marca
- Marco Piquini
- 26 de jan.
- 2 min de leitura

Como você planeja os conteúdos digitais de sua empresa? Por onde começar?
Ao lado do domínio técnico da ferramenta digital, o conteúdo publicado também determina o sucesso do marketing nas redes. Pautas certamente não faltam: um novo ciclo de investimentos, novos produtos, como eles beneficiam seus consumidores, histórias da empresa...
Porém, antes de se produzir posts específicos, que são a parte tática do trabalho, existe um ponto de partida mais decisivo: a comunicação deve refletir a estratégia da marca. Essa clareza estratégica não é um detalhe.
A estratégia da marca deve ser a estrutura que guia todo o trabalho
As empresas evoluem, e a comunicação deve representar essa evolução. Se sua empresa busca transmitir uma imagem de inovação, por exemplo, é preciso entender como essa inovação será sustentada na prática. Como a empresa pretende se diferenciar da concorrência? Será por meio de novos produtos mais tecnológicos, com diferenciais competitivos significativos? Ou por meio de uma nova forma de prestar serviços aos clientes? Ou pelas duas coisas?
Entender aonde a empresa quer chegar e produzir conteúdos que indiquem essa direção, mostrando o passo a passo de como a empresa pretende chegar lá: essa é a base.
Isso pode exigir a revisão das mensagens-chave, da linguagem, do tom de voz e da identidade visual dos posts.
Pode também exigir a verificação dos públicos-alvo. A definição anterior ainda vale?
Esse alinhamento entre os objetivos da empresa, a consistência das mensagens, e os pontos de contato permitirá criar a aderência necessária para que o marketing digital cumpra sua função.
Quando há desalinhamento entre estratégia e discurso, a percepção do público enfraquece. A mensagem perde foco, e a imagem da marca não ganha a nitidez que ela busca.
Por isso, antes de avançar, é preciso alinhar.
Avalie:
mensagem central: ela expressa bem o que a marca quer ser?
tom e vocabulário: estão ajustados ao público e ao momento dos negócios?
pilares de conteúdo: representam o que é mais estratégico?
presença digital: apresenta consistência entre canais e contextos?
função da comunicação: está clara para quem comunica e para quem recebe?
Conclusão
Muitas vezes, o problema não está na produção, mas na direção que precisamos seguir.
Ela permite o planejamento e a produção de conteúdos sólidos, coerentes com o posicionamento, com o vínculo da marca com seus públicos e, não menos importante, com a reputação que a empresa pretende manter ou alcançar.






Comentários