top of page

Que tipo de líder é você? | Diário de um Gestor de Comunicação – Episódio 7

  • Marco Piquini
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
Estilos de liderança na gestão de comunicação

Quando você se torna um Gestor de Comunicação, ou seja, passa a liderar um grupo de pessoas, muita coisa nova acontece, coisas sobre as quais você nunca tinha pensado antes. Suas características de liderança, por exemplo. Que tipo de líder é você? E isso pode demorar se for algo que você tenha de descobrir na “raça”, ao longo do caminho. Se puder, peça a ajuda para a turma do RH, que tem métodos para te ajudar nessa formação. 


Mas há um jeito de descobrir o seu estilo de liderança. Pense no seguinte: chega a informação de que as paredes do escritório serão derrubadas e várias áreas separadas serão integradas em um único “open space”. As reações são diversas. Algumas pessoas mais ansiosas movem as mesas e “pedem as picaretas”, para ajudar na demolição. Outros pedem para ver o e-mail que oficializou a medida, perguntam se a empresa tem alvará da prefeitura e outros documentos. Um grupo quer saber sobre os prazos, sobre o cronograma da obra e onde ficará sua mesa. E há os que se encantam e promovem a ideia de como será legal trabalhar nesse novo ambiente.


Com qual desses grupos de pessoas você se identificou?

Os da picareta têm o estilo “executor”: gostam de ação, de vencer dificuldades, de entregar. São competitivos, mas tendem a ser mandões. Os que pediram os documentos são os “analistas”, os meticulosos e detalhistas, que gostam de segurança dos processos. Os do cronograma são o “planejadores”, os caras do autocontrole, do tudo mapeado (o problema é quando as coisas saem da ordem estabelecida). Já os entusiasmados envolvem outras pessoas com carisma, poder de persuasão e otimismo – mas são ruins de planejamento e odeiam a rotina.


Nenhum desses estilos é melhor do que os outros. Eles refletem os diferentes comportamentos dos seres humanos em geral. Em uma equipe de Comunicação, o importante é que o líder descubra qual é o seu perfil e, ao montar sua equipe, busque perfis complementares ao seu para, em conjunto, encontrar um equilíbrio de contribuição produtiva.


Se você é ruim de planejamento, traga à equipe um planejador, um metódico. Se é metódico, cerque-se de executores e influenciadores. E assim por diante. 


Compondo uma equipe que complemente suas características de líder, sua capacidade de planejar será melhor. Sua equipe apresentará maior determinação para que seus projetos saiam do papel, mais método e disciplina para fazer as coisas andarem nas regras, e maior engajamento para realizar as entregas. 


Ah, claro: seja qual for o seu perfil, seja sempre justo e honesto com seu time. Isso faz uma enorme diferença.

Comentários


Posts Recentes
Arquivo

FALE CONOSCO

Pronto para acelerar a mudança na sua empresa?
piquini@piquini.com.br

Tel: (31) 98769-2704
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook Clean
Logotipo_Piquini_Negativo branco.png
1.png
bandeiras.png
2.png

Mensagem enviada com sucesso. Em breve, entraremos em contato com você.

bottom of page