top of page

Estratégico ou operacional na comunicação? | Diário de um Gestor de Comunicação – Episódio 2

  • Marco Piquini
  • 25 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de ago.


ree

Uma vez que você assumiu o cargo de Gestor de Comunicação, precisa adotar o pensamento estratégico, sem descuidar do operacional. Palavras bonitas essas, mas fale a verdade: sabe o que significam? Sabe a diferença entre estratégico e operacional? Vamos entender:


O que significa ser estratégico?

  • A estratégia define a direção a seguir, os objetivos e a posição que a empresa quer ocupar no futuro. É o destino da empresa.


O papel do operacional no dia a dia

  • Já o operacional são as atividades e ações do dia a dia necessárias para atingir esses objetivos definidos pela estratégia. É a estrada.


O papel do gestor de comunicação


O Gestor de Comunicação deve estar alinhado à estratégia, saber aonde a empresa quer chegar e entender como a comunicação pode contribuir para essa jornada. Isso requer também entendimento da empresa, do mercado, da concorrência, dos fatores econômicos e sociais que influenciam os negócios. 


Com essas informações, o gestor pode trabalhar em um planejamento geral da área, priorizando as mensagens-chave a serem divulgadas e os públicos prioritários com quem a empresa deve falar. Deve prever campanhas que promovam novos produtos ou a entrada em novos mercados, identificar riscos para prevenir crises ou oportunidades para gerar mais valor. Enfim, deve pensar em ações que fortaleçam a reputação da marca.


Com esse foco, fica fácil decidir "o que fazer, quando fazer e por que fazer", ao invés de simplesmente dizer "sim" a qualquer demanda. E isso ajuda a gerenciar as tarefas práticas diárias (como produzir posts para mídias sociais), ações específicas (como eventos) e resolução de problemas imediatos surgidos ao acaso.


Tornando-se estratégico na prática

Sendo estratégico além de operacional, o gestor conquista espaço e maior articulação interna, amplia sua visão sobre a empresa e os negócios. E desenvolve sua capacidade de oferecer direção, motivação e orientações para sua equipe. Pode, assim, tornar-se um líder melhor.  


Mas uma coisa precisa ficar clara: ninguém vira estratégico com um estalar de dedos. É uma mudança de pensamento e de postura, toma tempo e esforço. Assumir esse papel pode parecer desafiador no início, mas é esse posicionamento que faz a diferença.


---

Este artigo faz parte da série “Diário de um Gestor de Comunicação”, composta por 12 episódios sobre os principais desafios da área. Os vídeos completos estão disponíveis em nosso canal no YouTube. [Clique aqui para acessar a playlist].


ree

Comentários


Posts Recentes
Arquivo

FALE CONOSCO

Pronto para acelerar a mudança na sua empresa?
piquini@piquini.com.br

Tel: (31) 98769-2704
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook Clean
Logotipo_Piquini_Negativo branco.png
1.png
bandeiras.png
2.png

Mensagem enviada com sucesso. Em breve, entraremos em contato com você.

bottom of page