top of page

HELENAS: DANDO NOME E FORMA A UM CONCEITO


“Nosso nome, a logo e a explicação da marca causam ‘frisson’ em todos os lugares que nos apresentamos.” A declaração é de Heloisa Diniz Frois, coordenadora do Helenas – Núcleo da Mulher Empreendedora de Sete Lagoas, um grupo de mulheres que, em 2018, entenderam estar na hora e no lugar certo para se unir e promover o empoderamento feminino na cidade. Devido ao trabalho realizado pelo grupo desde então, ela foi empossada como Diretora do Conselho Nacional da Mulher Empresária e, no próximo dia 20/03, também será empossada Diretora da Federaminas Mulher.

Chamada para o trabalho, a PIQUINI criou o nome do grupo em homenagem à Helena Rodrigues Bartolomeu Branco, fundadora do Serviço de Promoção ao Menor e à Família, entidade criada em 1968, em Sete Lagoas e em atividade até hoje, atendendo milhares de famílias, crianças e jovens, cujas vidas foram transformadas. “Isso deu ao grupo um nome com raiz e um exemplo para se inspirar”, comenta Heloisa.

“Para o desenho da marca usamos o conceito de sororidade, que representa a aliança entre mulheres, baseada na empatia e companheirismo, na busca de interesses e objetivos comuns a elas”, explicou a designer Jocasta Portugal, da PIQUINI, criadora da logo. “Escolhemos uma tipografia quebrada para representar as barreiras que as mulheres ainda enfrentam em seu dia a dia”, explicou a designer. “Conseguimos ler o nome Helenas porque, apesar dessas barreiras, as mulheres estão conseguindo crescer e vencer, trabalhando juntas”, disse ela.

O nome e a logo foram apresentados em evento na ACI em maio de 2018. “Foi uma revelação e um fator de agregação imediata”, lembra Heloisa. “O núcleo começou a toda velocidade”. E hoje, quase dois anos depois de iniciados os trabalhos, as Helenas continuam surpreendendo. Elas se preparam para lançar uma linha de marca própria (“Helenas”, claro), para comercializar produtos de pequenas empreendedoras locais.

Isso é o que a gente chama de “Projeto UAU”.


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page