O QUE EU FIZ PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO HOME OFFICE


O QUE EU FIZ PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO HOME OFFICE

Algumas pessoas dizem que crise são aceleradoras de processos. Não podemos negar que a covid-19, com certeza, acelerou um desses processos: o home office. Como uma medida restrição para a prevenção do coronavírus, o home office tornou-se a realidade de muitos, e, mostrando-se viável, talvez seja uma alternativa que as empresas continuarão implementando no futuro.

Bom, em um primeiro momento, o home office pareceu-me uma medida apressada, até porque, ninguém esperava que o contágio pelo virús tomaria essa proporção. Mas aos poucos, o home office foi se tornando ainda mais viável para mim. É claro, no meu caso, é fácil dizer isso: sou uma jovem estudante, cujas aulas foram suspensas por conta da pandemia. Mas ainda assim, algumas dificuldades de adaptação ao home office ainda podem surgir, tais como: a falta de concentração, organização e disciplina. Outro fator muito importante a ser considerado é o emocional, já que estamos em momentos difíceis e estamos longe de pessoas queridas.

A falta de concentração já é algo comum para jovens como eu. A implementação apressada do home office pode ter ocasionado uma bagunça na rotina de muitas pessoas no período de organização. E a possibilidade ainda maior de ficar na cama pode prejudicar a disciplina de muitas pessoas.

Complicado, né? Mas é por isso que quero compartilhar com vocês pequenas medidas que tomei nesses últimos meses, que me ajudaram a formar uma boa rotina de home office.

Evite ficar de pijamas

Coloque uma roupa confortável mas que não seja um pijama. Por mais gostoso que seja ficar o dia todo de pijama, ele não te dá um mood de trabalho, e se você tem coisa para entregar no dia, então, ele não vai ser um facilitador. Além disso, vestir uma roupa apropriada ao trabalho ajuda a vencer a indisciplina.

Faça uma lista de tarefas

Tenha em mente o que você deverá fazer e concretize isso anotando em um papel ou em uma agenda eletrônica e obrigue-se a obedecê-la. Invista nos horários em que você é mais produtivo.

Fique sempre conectado com a sua equipe

Se possível, estimule a prática de reuniões on-line com a sua equipe, ou com o seu coordenador, todos os dias. Nelas, podem ser discutidas as demandas do dia e a delegação das funções. Além disso, uma dica é marcar calls com o seus colegas para tomar decisões importantes. Mantenha grupos de whatsapp sempre com as notificações ligadas também. Evite ficar muito isolado.

Crie um espaço só para você trabalhar

Evite ficar na cama ou no sofá. Crie um espaço organizado, no qual você possa ficar sentado para poder se concentrar mais na tarefa. Coloque nesse espaço tudo o que você precisa para trabalhar. A cama pode ser muito atraente neste momento, mas ela vai ser o oposto da produtividade.

Faça pausas para alongamento ou atividades físicas

A questão não é engordar ou não (até porque isso não é um problema), mas sim movimentar o corpo. Em casa tendemos a ficar muito parados, e isso pode ser prejudicial a sua saúde. Pode prejudicar não apenas a sua postura, mas também a sua circulação sanguínea. Uma dica interessante é fazer exercícios logo de manhã: isso pode te “acordar” e te dar disposição para o resto do dia.

Aproveite o tempo livre para outros projetos

Aproveite o tempo livre para se dedicar a outros projetos, classes on-line ou estudos. Pode ser tanto estudos que vão dar um upgrade em sua performance profissional quanto projetos pessoais, como escrever um blog ou se dedicar à pintura. A dica é planejar e traçar algumas metas para serem cumpridas durante esse período. É importante fazer o que lhe dá prazer. Isso pode te motivar a estabelecer rotinas produtivas durante esta quarentena.

Evite o consumo excessivo de informação sobre a pandemia.

Eu acho um pouco delicado falar disso aqui, por conta do que estamos vivendo já há algum tempo no Brasil com relação às fakes news. Mas eu acredito que essa dica pode ser interessante para pessoas como eu, que podem ficar ansiosas com o excesso de informação sobre a covid-19. O que eu quero dizer é: sempre busque o que é necessário para você se informar sobre a pandemia e ficar bem. Procure sempre saber como se proteger e a evolução dos casos aqui no Brasil, por exemplo. Obviamente, sempre procure essas informações em fontes confiáveis e fique longe da mídia sensacionalista.

Tenha um espaço e programe momentos só para você.

Se possível, encontre um espaço na casa que seja só seu. Onde você pode ficar relaxando no final do dia, por exemplo. É importante a gente investir em momentos assim, principalmente se estamos em casa com outras pessoas sem poder sair. Todo mundo tem o seu momento e devemos respeitar.

Mas, o mais importante: não se culpe por não ser produtivo ou por ter comido um pouquinho a mais

Não somos perfeitos. Ainda mais em momentos de crise como este. Não seja muito duro com você se você não teve um dia tão produtivo ou por ter comido mais do que achava que devia. Assim como você deve ser compreensível com os outros, você deve ser compreensível com você mesmo. Ninguém é produtivo ou fitness 100% do tempo.


Posts Recentes
Arquivo

© 2016 Todos os direitos reservados. Criado por Agência Zíper.