GENTE ORGULHOSA DO QUE FAZ
A PIQUINI atende a um cliente que não deixa de nos surpreender: a Ideagri. Seja pelas características da empresa (uma fabricante de software de gestão de fazendas de leite e de corte) ou pelo mercado em que atua: a pecuária. A surpresa do cliente vem do dinamismo que demonstra, com novos desenvolvimentos, novas plataformas, aplicativos e outras novidades, comprovando que o universo digital é um mundo de oportunidades sem tamanho. Já o mercado de proteína animal nos fascina pelo seu gigantesco tamanho: o Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo e é o quarto maior produtor de leite do planeta. O profissionalismo da pecuária brasileira é muito grande.
Por isso, a criação do Dia Nacional do Produtor de Leite, no dia 12 de julho, conforme o Projeto de Lei – PL 6487/2019, em tramitação na Câmara dos Deputados, não poderia passar em branco. Avaliamos, junto com o cliente, que essa poderia ser uma oportunidade dupla.
Por um lado, apoiar a ideia, levada à Câmara pela Abraleite, a associação dos produtores de leite, que teve a iniciativa de criar esse dia em respeito a quase 1 milhão de fazendas produtoras de leite no país, onde trabalham produtores, veterinários, zootecnistas, técnicos e operadores.
Por outro, prestar uma homenagem direta da Ideagri aos produtores de uma maneira geral e aos clientes Ideagri em particular: são quase 5.000 fazendas em todos os estados do País que usam o software da empresa e que, em conjunto, são responsáveis pela produção de cerca de 6% do leite brasileiro.
Que tal um vídeo para as redes sociais? Um vídeo no qual os próprios produtores clientes da Ideagri fossem os protagonistas. Uma dúzia de frases que traduzissem a importância desse segmento, que uma dúzia de clientes pudesse gravar com seus celulares, em suas fazendas. Uma homenagem, com a voz dos próprios homenageados, feita de forma singela, mas sincera.
O cliente topou na hora. Até se prontificou a contatar as “estrelas” do filme. E dois dias depois já tínhamos todos os vídeos originais. O pessoal caprichou no cenário, que mostra a realidade desses bravos produtores. Um dos vídeos trouxe uma pequena surpresa, que usamos para fazer o fechamento do material, junto com os créditos da produção.
O resultado agradou, ficou bacana mesmo. A um custo quase zero. Foi enviado como homenagem aos clientes, via canal de relacionamento oficial da Ideagri. E já está sendo divulgado nas redes dos clientes, dos produtores envolvidos, e vários outros que gostaram e repostaram o vídeo.
Quando uma ideia nasce, é aprovada e realizada, gerando no processo valor para o cliente, é que vemos o quanto o trabalho da comunicação corporativa pode ser gratificante. O pessoal do leite tem orgulho do que faz e o faz com carinho, cuidado e dedicação, a despeito da quantidade de “hard work” e do risco. Nós também.