top of page

Lidere a mudança na Comunicação | Diário de um Gestor de Comunicação – Episódio 6

  • Marco Piquini
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura
Gestor de comunicação liderando mudanças organizacionais

Promover a estratégia da empresa é a missão da área de Comunicação, como já falamos. E isso se faz com um plano de trabalho baseado em projetos, orçados e aprovados pela direção. OK, mas isso não é tudo. Se, para ser implementada, a estratégia da empresa requer um novo estado de espírito interno, um engajamento de todos... se requer, enfim, uma mudança, a Comunicação pode fazer seu trabalho sendo, ela mesma, um fator inspiracional dentro da empresa. 


Sabe por quê?


Porque a Comunicação é transversal. Para trabalhar, a equipe de comunicação tem de se relacionar com todas as áreas da empresa. Isso dá ao time a visão 360 graus do negócio e a oportunidade de desenvolver um relacionamento impactante com todos dentro da organização. Isso dá visibilidade ao Gestor e ao trabalho de sua equipe. Por isso, quando a Comunicação é eficiente, integrada, proativa, ela tem o poder fenomenal de “puxar” outras áreas. De inspirar. “É uma espécie de mágica”, como diria o Freddy Mercure. 


Essa mobilização pela mudança pode ser estimulada. O primeiro passo é dentro da própria área: o Gestor deve certificar-se de que sua equipe conhece a estratégia da empresa, de que todos participem ativamente do desenho do Plano de Ação. Depois disso, deve ser fechado um pacto para a realização do trabalho dentro do prazo. Deve ser criado um “senso de urgência” para entregar o que deve ser entregue.


Depois, o gestor deve angariar apoio para seu plano de trabalho junto a um grupo de pessoas com influência e poder de decisão, que pode incluir o presidente, diretores, outros gerentes, por exemplo. Entre esses líderes, o gestor deve explicar seu plano e “vender” o discurso da mudança de forma clara e consistente. Insistente.

Esse apoio será importante para enfrentar as barreiras (que surgirão) com coragem. E deve promover, dentro da área e com os apoiadores das outras áreas, a celebração de “pequenas e rápidas vitórias” no início do processo, para mostrar que a coisa está andando. Comunicar esses avanços para todos da empresa é importante, e quando essas conquistas se tornarem regulares, trabalhar narrativas que demonstrem que essas mudanças foram conquistas coletivas, integrando-as, assim, à cultura da empresa.


Essa sequência de ações pode ser mais bem estudada nos “8 passos para a mudança”, do professor de Harvard John Kotter. Eles ajudam a qualquer outra pessoa a promover mudanças. Elas ajudam aos Gestores de Comunicação a se movimentarem na empresa com maior segurança, criando um ambiente para que ele possa implantar o plano de ação da forma esperada.


Essa é a grande chave da mudança.


Fale com o Piquini

Comentários


Posts Recentes
Arquivo

FALE CONOSCO

Pronto para acelerar a mudança na sua empresa?
piquini@piquini.com.br

Tel: (31) 98769-2704
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook Clean
Logotipo_Piquini_Negativo branco.png
1.png
bandeiras.png
2.png

Mensagem enviada com sucesso. Em breve, entraremos em contato com você.

bottom of page