Plano de comunicação corporativa: por onde começar | Diário de um Gestor de Comunicação – Episódio 4
- Marco Piquini
- 23 de set.
- 3 min de leitura

Quando você definir junto com sua chefia quais são as prioridades de ação para a empresa no curto e médio prazo, ou seja, qual estratégia deve ser promovida, chega a hora de desenhar seu plano de comunicação corporativa. É um desafio e tanto. E muito importante.
Quando vinculado à estratégia da empresa, o plano de comunicação corporativa transforma-se em um poderoso instrumento para que você e o time de Comunicação definam o que deve ser feito, permanecendo, assim, focados na entrega dos resultados.
Como alinhar o plano à estratégia da empresa
Vamos supor que a empresa tenha definido duas linhas estratégicas de ação. De um lado, trocar o sistema de gestão e investir em maior controle e qualidade. De outro, promover as vendas no curto prazo, para aumentar o fluxo de caixa e a rentabilidade, até que novos produtos, com um diferencial tecnológico relevante, cheguem no próximo ano. Nesse cenário, a imagem da marca precisa mudar, tornando-se mais inovadora.
Construindo o calendário de atividades
Por onde começar? Monte um calendário de atividades previsíveis e possíveis. Quais são os eventos comerciais (feiras) e institucionais (seminários, aniversário da empresa) nos próximos 12 meses? Veja com o comercial as promoções de curto prazo e com o pessoal de produto a previsão dos novos lançamentos. Encaixe tudo no calendário. Use feiras para lançar produtos, por exemplo.
Só com esse exercício você já terá uma visão inicial do fluxo de produção à frente, incluindo materiais, eventos e campanhas.
Posicionamento de marca e engajamento interno
Se a empresa precisa ter uma imagem mais moderna, proponha um novo posicionamento de marca a partir dos fatores reais de modernização (novo sistema de gestão, qualidade, produtos, tecnologia). Crie um slogan forte, motivador para o público interno e inspirador para o público externo, antecipando as mudanças que virão com os novos produtos.
Com o RH, desenvolva a campanha de comunicação interna do novo posicionamento, que deve começar o quanto antes e ter longa duração.
Sincronizando comunicação interna e externa
A troca de sistema de gestão e o aumento da qualidade merecem destaque inicial. Depois, será a vez de trabalhar os novos produtos e a percepção de modernidade. Sincronize tudo no calendário, levando em conta as demais atividades.
Faça o planejamento do marketing digital, das redes sociais e da assessoria de imprensa de forma a reforçar o posicionamento e sustentar as ações institucionais e comerciais. Assim, vários meses do planejamento geral já estarão cobertos.
Detalhando campanhas e ações
Depois, aprofunde os detalhes:
Como serão as feiras?
Qual será a duração e a temática de cada campanha?
Quais os públicos de interesse prioritários?
Calcule o tempo necessário para produção e distribua a carga de trabalho ao longo dos meses. Dessa forma, você garante que sua equipe terá condições de executar todas as atividades previstas no plano de comunicação corporativa.
Preparando a apresentação do plano
Quando o planejamento estiver pronto, faça uma apresentação completa para seu chefe ou para a diretoria, destacando como as ações de Comunicação ajudarão a promover a estratégia da empresa.
Treine essa apresentação antes. Seu desempenho será muito importante nesse momento.
Será difícil a empresa não concordar com esse plano. Talvez surjam discussões sobre custos — mas essa é outra história.
📌 Este artigo faz parte da série “Diário de um Gestor de Comunicação”, composta por 12 episódios sobre os principais desafios da área. Para levar essas reflexões à prática na sua empresa, fale com o Piquini.









Comentários